white wall with black shadow

O perito pode atuar à distância?

Será que é possível?

Igor Cunha

8/31/20251 min read

white wall with black shadow
man driving a car wearing wrist watch
man driving a car wearing wrist watch

Com considerável frequência recebo mensagens de pacientes e clínicas de outras cidades ou estados à procura de um Perito Auxiliar que possa atuar em seu processo. Em tempo: minha maior atuação é em Curitiba e região metropolitana!

Com a digitalização dos processos (muitos estão 100% digitais) a atuação do perito, ainda que à distância, é possível. Dependendo do caso, o perito auxiliar poderá solicitar exames para averiguar o quadro clínico do qual se originou a queixa que levou a ajuizar ação contra profissional ou clínica. Exemplo: casos de extração, tratamento de canal, restaurações, implantes, enxertos e próteses podem ser avaliados (totalmente ou parcialmente) remotamente.

Nas atribuições do perito auxiliar consta a prerrogativa de acompanhar o periciado durante o exame com o perito oficial. Tal ato poderá ser cumprido, com o deslocamento às custas do contratante.

Os quesitos, que são as perguntas a serem respondidas pelo perito oficial, nomeado pelo juízo, poderão ser elaboradas remotamente, assim como possíveis contestações ao laudo.

A velocidade com que as informações são transmitidas e os recursos audiovisuais clínicos me permitem atuar de forma célere e eficaz, ainda que distante do cliente.